Na manhã da última segunda-feira (23), o Sindicato do Magistério Municipal Público de Vitória da Conquista (Simmp) realizou uma reunião com o candidato a prefeito, Dr. Marcos Adriano (Avante), para discutir propostas relacionadas à educação pública municipal. Durante o encontro, o candidato, acompanhado de sua equipe, apresentou compromissos importantes, como o respeito ao plano de carreira e à aplicação do piso nacional do magistério. Ele também destacou sua posição contrária à privatização da merenda escolar, ressaltando a importância da autonomia das escolas e para o fortalecimento da interação entre alunos e profissionais de educação.
O Simmp permanece aberto para dialogar com os outros três candidatos à prefeitura: Sheila Lemos (União Brasil), Waldenor Pereira (PT) e Lúcia Rocha (MDB), aos quais, também fora enviado ofício convidando os mesmos para apresentarem suas propostas da educação à diretoria. Embora o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) tenha considerado Sheila Lemos inelegível, a candidata ainda poderá recorrer da decisão em mais duas instâncias do judiciário: o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Supremo Tribunal Federal (STF), portanto o sindicato está disposto a ouvir, também, suas propostas e espera o retorno dos candidatos para discutir temas fundamentais para a educação municipal.
Dr. Marcos Adriano também ressaltou a necessidade de reintegrar os professores aposentados que foram exonerados no final de 2023 pela atual gestão. Ele abordou a questão do transporte escolar, tanto para professores quanto para alunos, e demonstrou disposição para ouvir as demandas da categoria, buscando soluções que atendam às suas necessidades. Outro ponto destacado foi o compromisso de quitar os precatórios do Fundef com juros, destinando 70% do valor aos professores. Por fim, o candidato apresentou uma proposta de ação meritocrática de bonificação dos professores na elevação da qualidade de ensino.
O Simmp reafirmou seu compromisso em manter um diálogo aberto com os candidatos, buscando compreender suas propostas para a educação e promover a melhoria da qualidade de ensino e das condições de trabalho dos profissionais da área. A valorização da educação e dos educadores será um fator decisivo na escolha do futuro gestor do município.
A luta por uma educação de qualidade segue firme!