Falta de transporte para professores do distrito de Bate-Pé causa transtornos aos docentes e compromete aulas

SIMMP

Redação

Compartilhe este conteúdo:

WhatsApp
Facebook
LinkedIn

Na segunda-feira (18) chegou ao conhecimento do Simmp a situação atual do transporte escolar na Zona Rural de Vitória da Conquista, mais especificamente no distrito de Bate-pé, onde professores relatam o descaso do poder público municipal para com o transporte que é destinado a eles. São quase 40 km de distância entre a cidade e o distrito e o mínimo que se espera é um transporte decente, em condições dignas e suficientes para transportar esses profissionais em segurança ao local de trabalho. Entretanto, não é isso que está ocorrendo e professores relatam problemas há pelo menos duas semanas – período que de acordo à Coordenação de Transporte da Smed – a licitação que regulamentava e organizava o transporte desses professores venceu.

Segundo denúncias de professores, desde que a licitação venceu, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) procurou resolver o problema colocando à disposição um ônibus que não atende as necessidades deles. Os relatos são de que os ônibus (estilo de linha comercial simples) estão em condições precárias, insuficientes, com cintos de segurança quebrados e algumas poltronas até sem o dispositivo de segurança. Também não há o mínimo de conforto para uma viagem que dura mais de uma hora em assentos que não são reclináveis. O veículo não possui ar-condicionado e muito menos um sistema anti poeira para não acometer professores alérgicos numa estrada de terra por mais de uma hora de viagem.

O Simmp procurou a coordenação de transporte na última terça-feira (19) para esclarecimentos a respeito da situação, no que foi respondido que a Smed faria uma inspeção nos veículos contratados e que o transporte seria reestabelecido na mesma semana, o que não aconteceu, tendo os professores utilizado a frota própria da prefeitura, sem condições da realização do transporte. Novamente o sindicato retornou ao prédio da secretaria na última sexta-feira (22) e a Coordenação de Transporte apenas informou ao sindicato (sem recebê-lo) por meio de outra servidora que a frota contratada estaria levando os professores na próxima segunda-feira (25).

Assim, também, o sindicato procurou a diretoria administrativa da Smed por duas vezes na sexta-feira (22) e não foi recebido em nenhum momento. Até o momento o veículo disponibilizado pelo Governo Municipal é da frota própria e não atende as necessidades dos professores. O Simmp continuará na luta, cobrando à Smed que cumpra seu papel de garantir um transporte digno, de qualidade e com segurança aos professores do nosso município.

Fortaleça o seu sindicato, filie-se!

É rápido, fácil e você ajuda a construir um futuro melhor para os educadores.

Acompanhe nas mídias:

Publicações relacionadas

Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.

Newsletter