Tel: (77) 3424-3698 | Fax (77) 3422-7858

DSC_0038_phixr (1)O ano letivo da Rede Municipal de Ensino teve início na manhã do dia 26/02, com a abertura da Jornada Pedagógica. Com o tema “Educar na contemporaneidade: repensando práticas, ressignificando saberes”, o evento aconteceu no Centro de Convenções Divaldo Franco e contou com a participação do SIMMP compondo a mesa de abertura.

A presidente Ana Cristina Novais cumprimentou os profissionais da educação participantes do evento, além das autoridades e convidados presentes à mesa, sem deixar de tecer críticas à realidade vivenciada pelos profissionais da rede municipal de ensino. “Valorizar o profissional da educação é pensar numa educação de qualidade. Apesar da presença massiva da categoria na Jornada Pedagógica, devemos lembrar que parte dos profissionais que aqui se encontram ainda não receberam o terço de férias. Nossa presença neste evento é uma prova de que o compromisso da categoria com a educação é muito grande”, afirmou a presidente.

DSC_0041_phixr (1)Ana Cristina salientou a necessidade da valorização profissional, diretamente ligada ao oferecimento de boas condições de trabalho e qualidade da educação, elencando uma série de questões presentes na rede.  Questionou o tempo reservado para os AC’s, enfatizando o cumprimento integral da Lei do Piso para a garantia dos direitos da base, discorreu sobre o aumento diferenciado do ano de 2017 e do pagamento em datas distintas do terço de férias, além da necessidade de abertura de novas creches e aumento do número de vagas disponibilizadas para a educação infantil, uma das metas fundamentadas pelo PME (Plano Municipal de Educação). Falou também do aproveitamento e valorização dos profissionais da nossa região para formações, além de cobrar acordos estabelecidos na Campanha Salarial 2017, tais como a reestruturação do Plano de Carreira do Magistério e elaboração do Plano de Carreira para os demais profissionais da educação, mesa permanente de negociação, plano de saúde do servidor e programa habitacional.

“Nós do SIMMP lutamos por uma educação de qualidade e todos os questionamentos expostos aqui serão abordados na Campanha Salarial 2018. É necessário pensarmos na qualidade do ensino como um todo, desde diretores, coordenadores, manipuladores de alimentos, porteiros. Pensar na educação é incluir todos os profissionais que desenvolvem esse trabalho. Ainda que tivéssemos a melhor proposta pedagógica e a melhor formação, é um erro não pensarmos em todos os profissionais que realizam a educação”, finalizou a presidente do SIMMP.

WhatsApp Image 2018-02-27 at 114742 (2)jpeg_phixrO evento que ocorreu durante o período da manhã, teve como destaque o palestrante António Nóvoa, reitor honorário e professor da Universidade de Lisboa, que abordou a importância de construir uma escola que atenda as demandas educacionais do século XXI, destacando que a escola atual ainda é um modelo de escola do século XX. O professor conclui sua palestra de forma brilhante, sendo ovacionado pela plateia ao afirmar que a democracia se encontra comprometida caso os profissionais da educação não se apropriem do seu campo de atuação, permitindo que grandes grupos empresariais transformem a educação no “negócio do século”. Nóvoa enfatizou a valorização da escola pública e dos seus profissionais em um dos slides apresentados: “Sem uma escola pública forte, sem professores valorizados e prestigiados, não há democracia nem liberdade. Não há futuro”.

SIMMP - Sindicato do Magistério Municipal Público de Vitória da Conquista
Endereço: Av. Presidente Vargas, 335 - Alto Maron
CEP 45045-010 Fone: (77) 3424-3698 / 3422-7858