Tel: (77) 3424-3698 | Fax (77) 3422-7858

DSC_0036_phixrO Sindicato do Magistério realizou na manhã desta terça-feira (20), assembleia para discutir os episódios de assédio moral sofridos pelos profissionais da educação dentro das escolas e creches da rede municipal de ensino. Durante a assembleia foi relatado o caso de duas profissionais da educação que recentemente foram assediadas moralmente no local de trabalho.

Considera-se assédio moral qualquer atitude abusiva que exponha o trabalhador a situações constrangedoras ou humilhantes e é imprescindível que as vítimas denunciem, para que situações como essas não te tornem uma prática comum na rede de ensino. O SIMMP procurou a Secretaria Municipal de Educação relatando o recente episódio e cobrou da SMED posicionamento sobre o ocorrido, além de acompanhar todo o caso e ter prestado apoio às profissionais da educação vítimas de assédio moral.DSC_0107_phixr

A presidente do SIMMP, Ana Cristina Novais, afirmou que todos os trabalhadores devem ser tratados com respeito e que o papel do sindicato é mediar ações como essa, evitando que o assédio moral se repita. “Não iremos admitir situações como a prática do assédio moral dentro das instituições de ensino. Expor esse problema é uma forma de chamarmos a atenção da categoria e para encorajarmos nossos colegas a lutarem contra o assédio moral nas instituições. Nossa postura como sindicato é apoiar a base. Antes de tudo nós somos humanos e não podemos permitir que o dia a dia nos embruteça. Temos que nos manter capazes de nos emocionar e ter empatia com a situação do outro”, concluiu Ana Cristina.

DSC_0131_phixrApós a assembleia, os profissionais da educação seguiram para a Praça Joaquim Correia (Praça da Prefeitura), onde foi realizado ato contra o assédio moral no ambiente de trabalho, finalizado por um abraço simbólico dos profissionais da educação presentes em apoio aos colegas.

SIMMP - Sindicato do Magistério Municipal Público de Vitória da Conquista
Endereço: Av. Presidente Vargas, 335 - Alto Maron
CEP 45045-010 Fone: (77) 3424-3698 / 3422-7858