Tel: (77) 3424-3698 | Fax (77) 3422-7858

DSC_0110_phixrNo dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, o SIMMP, em parceria com o Fórum de Mulheres de Vitória da Conquista (composto por diversas entidades, movimentos sociais e sindicais), realizaram a Marcha de Mulheres. Com o tema: “Mulheres por um novo projeto de Brasil: Mais direitos, mais democracia, resistência e luta feminista”, a categoria se reuniu no Salão Dom Vital onde foram distribuídas as camisetas confeccionadas para a marcha e posteriormente o grupo seguiu ao encontro dos demais participantes na Praça Barão do Rio Branco.

DSC_0190_phixrUnidas, as mulheres pertencentes aos mais diversos segmentos sociais chamaram atenção para a luta por reconhecimento e equidade de gênero, representação política, respeito à diversidade, dentre outras reivindicações como as condições dos serviços de atenção e proteção às mulheres vítimas de violência e da inexistência de uma Casa Abrigo na cidade, para
atendimento e proteção dessas vítimas.

O SIMMP convidou Nilvandia Oliveira Prado, profissional da rede há 28 anos, para representar a categoria através da sua história de coragem e lutas durante todo esse tempo. Nilvandia trabalha nas escolas de assentamento e sempre esteve presente na luta pelos movimentos sociais, pela reforma agrária e por uma vida melhor e mais digna para toda a classe trabalhadora. Recentemente perdeu seu filho, Márcio Matos, vítima de assassinato. Márcio também era filho do ex-prefeito, Jadiel Matos.

Através de sua história permeada por lutas e em busca da igualdade de direitos, Nilvandia representou asDSC_0272_phixr Profissionais da Educação, tendo seu rosto estampado nas camisetas que foram usadas pelas mulheres durante a marcha. A presidente do SIMMP, Ana Cristina Novais, falou sobre a importância de valorizar e homenagear uma profissional da educação do nosso município, visto que o Sindicato do Magistério é uma categoria formada majoritariamente por mulheres. “Nossa camisa, estampada com o rosto de Nilvandia, é uma homenagem a essa mulher que nos representa enquanto mulheres que batalham todos os dias. Estamos vendo nossos direitos sendo ameaçados a todo momento, trabalhadoras e trabalhadores com atraso no terço de férias, recebendo suas rescisões parceladas, tendo seus direitos cerceados, mas que ainda sim se fazem presentes nesta marcha. Somos uma categoria que luta todos os dias pela educação no município, e por isso hoje homenageamos Nilvandia, que nos representa através da sua história. Esse é o momento de nos unirmos, pois a nossa luta vai continuar, por nenhum direito a menos, pelo reconhecimento de todas e todos os profissionais da educação”, completou a presidente.

DSC_0144_phixrNilvandia Oliveira Prado, a profissional homenageada, enfatizou que o dia 8 de março é uma data para relembrarmos a luta de mulheres que morreram para defender seus direitos e de como, cada vez mais, as mulheres sofrem violências e desvalorização na sociedade e que devemos estar atentas e atuantes em relação a essas questões.   Sobre o convite de representar as mulheres da categoria, Nilvandia afirmou estar muito emocionada. “O dia de hoje foi muito importante pois estou passando por um momento bastante difícil em minha vida e ao ser valorizada desse modo, me sinto abraçada por todas as mulheres que são mães, filhas, avós e netas. Foi uma emoção muito grande e gostaria de agradecer a toda a equipe do SIMMP pela homenagem que acalmou meu coração mais um pouquinho. Hoje me senti abraçada por todas as mulheres da nossa cidade, principalmente pela categoria das profissionais da educação, pelas mulheres trabalhadoras rurais e por todos os movimentos sociais. Esse momento vai ficar marcado para sempre em minha memória”, concluiu Nilvandia.

Apesar da chuva durante a manhã, a marcha teve grande representatividade das mulheres, que seguiram juntas em busca da igualdade de direitos, liberdade, democracia, respeito e cidadania, deixando uma mensagem de força capaz de mudar a sociedade.

SIMMP - Sindicato do Magistério Municipal Público de Vitória da Conquista
Endereço: Av. Presidente Vargas, 335 - Alto Maron
CEP 45045-010 Fone: (77) 3424-3698 / 3422-7858