Tel: (77) 3424-3698 | Fax (77) 3422-7858

DSC_0020_phixr

O SIMMP participou nesta terça-feira (28), de Audiência Pública na Câmara de Vereadores para tratar da situação precária do transporte escolar da zona rural de Vitória da Conquista. Apesar da presença de inúmeros pais de alunos denunciando as condições de transporte no município, a administração municipal não enviou representante para compor a mesa e nenhum vereador da bancada de situação compareceu à audiência.

A presidente do SIMMP, Ana Cristina Novais, chamou a atenção doDSC_0010_phixr público para as cadeiras vazias dos vereadores da bancada de situação e para a ausência de representante da Prefeitura Municipal no debate sobre a questão do transporte escolar. “Quero fazer um repúdio a essa bancada vazia. Desde o início do ano letivo temos acompanhado a situação do transporte no município, cobrando e pressionando a administração municipal e a Secretaria de Educação, que infelizmente não estão aqui para nos dar as respostas que queremos”, enfatizou.

DSC_0064_phixrPara Thaíse Guimarães Santos, representante dos pais de alunos, são inúmeros os problemas enfrentados pelos estudantes, como estradas ruins, estrutura física das escolas inadequadas para as crianças, falta de funcionários para a manutenção das unidades escolares e principalmente a inexistência do transporte escolar. “Fico indignada pois esperava um representante da administração para ouvir nossas queixas. São inúmeras as nossas demandas, mas não vemos nenhuma solução. Pretendemos formar uma associação de pais e alunos para reivindicar nossos direitos. Vamos nos unir, vamos incomodar, pois o povo não pode se calar diante de uma desorganização como essa”, afirmou.

Apesar do ano letivo ter iniciado no dia 28 de fevereiro, muitos estudantes da zona rural ainda não tiveram nenhum dia de aula. Localidades como Iguá, Lagoa Formosa, Furadinho, Lagoa Nova, Lagoa das Flores, Rancho Alegre e Pradoso não puderam dar início às aulas por falta de transporte adequado para os alunos e até para os próprios profissionais da educação.

DSC_0043_phixrAntônio Barbosa Rodrigues, do povoado de Campo Formoso, informou que os pais dos alunos estão há semanas procurando a SMED e a Secretaria de Transporte, sem obter nenhuma solução. Informou também que os pais das comunidades organizaram um abaixo assinado para ser entregue ao Ministério Público. “Não é possível em pleno século XXI esse descaso com a educação. Um descaso tão grande com jovens dessas comunidades há quase trinta dias sem passar um ônibus para levar as crianças para a escola, é um desrespeito o que está acontecendo. Sabemos que existe a verba do transporte. O que está sendo feito com ela?”, questionou Antônio.

DSC_0028_phixrAna Cristina Novais enfatizou que o transporte escolar é de fundamental importância para a educação e que o SIMMP, além de estar acompanhando o ano letivo desde o início, está à disposição das comunidades para participar das mobilizações que têm sido feitas. “O Sindicato do Magistério já encaminhou ofícios ao Ministério Público, Defensoria Pública, para a Vara da Infância e da Juventude e também para a Câmara de Vereadores, solicitando o acompanhamento do transporte escolar na zona rural. Como sindicato nós fiscalizamos e cobramos, mas a administração municipal é responsável por garantir que os estudantes tenham o acesso à educação. Vamos continuar lutando e cobrando até que o transporte escolar esteja regularizado e garantido a todos os alunos. Não aceitaremos nenhum tipo de retrocesso”, concluiu a presidente.

SIMMP - Sindicato do Magistério Municipal Público de Vitória da Conquista
Endereço: Av. Presidente Vargas, 335 - Alto Maron
CEP 45045-010 Fone: (77) 3424-3698 / 3422-7858